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sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Ferrovia Norte Sul levando progresso ao cerrado Brasileiro,Tocantins se beneficia com escoamento da produção.

A Ferrovia Norte-Sul opera nesta semana o primeiro transporte de soja desde que teve seu novo trecho até Anapólis (GO) inaugurado

DO PORTAL DO AGRONEGÓCIO

Na sexta-feira, dia 04 de dezembro, um carregamento de 5.100 toneladas de farelo de soja foi embarcado em 60 vagões da VLI para seguir de Anápolis até o Porto Itaqui, no Maranhão, utilizando a Ferrovia Norte-Sul. O percurso de 2.300 quilômetros será cumprido em quatro dias, na primeira viagem que utilizará todo o traçado da malha.

O controle da operação será realizado pela estatal Valec, no trecho entre Anápolis e Porto Nacional (TO). Depois, a logística passa para as mãos da VLI entre Porto Nacional e Açailândia, onde finalmente acessará a Estrada de Ferro Carajás, da Vale, chegando ao Porto de Itaqui. Nos próximos dias, outros trens deverão ser carregados para transportar um total de 27 mil toneladas de farelo de soja.

Os 855 km da Norte-Sul (FNS) entre Anápolis e Porto Nacional ainda não entraram em operação efetivamente por diversos motivos, entre os quais indefinições sobre o modelo de exploração comercial e de concessão da ferrovia, dificuldades no embarque de produtos aos portos e indícios de superfaturamento apontados pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

Segundo o presidente da FerroFrente, José Manoel Gonçalves, “se o trecho já estivesse em funcionamento, por exemplo, as rodovias que ligam Palmas a outros municípios já estariam mais vazias”.

ferrovia-norte-sul-2206

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EF-151 – FERROVIA NORTE-SUL – FNS TRECHO PALMAS/TO – URUAÇU/GO – ANÁPOLIS/GO

De acordo com nota enviada pela Valec, no período compreendido entre os meses de fevereiro e outubro de 2015, 18 locomotivas percorreram esse trecho da Ferrovia Norte-Sul. Ainda segundo a empresa, também circulou no trecho entre Gurupi e Palmas um trem carregado com minério de ferro.

As obras da extensão sul da ferrovia, que ligará Ouro Verde de Goiás a Estrela d’Oeste, no interior de São Paulo, ainda estão em curso e têm no momento um avanço físico de 89%, com previsão de conclusão no final de 2016.

Fonte:Site Ferro frente 

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