A obra custou aproximadamente R$ 100 milhões e foi executada pela Carioca Engenharia para a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), autoridade portuária.
“A ampliação representará a possibilidade de atracação de mais duas embarcações de grande porte ou três de pequeno porte no cais”, explica Paulo Roberto de Lima, coordenador de Programação Operacional da Codesa.
O local trabalha com carga geral e, com a obra, os berços 101 e 102 do cais passarão a ter 480 m de extensão. O pátio de estocagem e manuseio de cargas irá de 26.000 m² para 40.000 m².
Serviços de dragagem de aprofundamento e derrocagem para retirada de pedras no fundo do mar estão agora em andamento no porto de Vitória, sob a responsabilidade do consórcio composto das empresas Rohde Nielsen, Dratec Engenharia e Etermar. A profundidade do canal irá a 14,5 m e atinge trecho de 7 km de canal e bacia de evolução. O trabalho, orçado em R$ 108 milhões, deve terminar até o final do ano. A iniciativa permitirá a atracação no porto de navios de até 244 m de comprimento e 12,5 m de calado.
A Codesa deve fazer nova ampliação do complexo, dessa vez no trecho chamado Cais de Capuava, que fica no município de Vila Velha. A obra aumentará em 300 m de extensão a área. O edital de licitação deverá ser divulgado em breve. (Augusto Diniz)

quinta-feira, 11 de julho de 2013
Fonte: Revista O Empreiteiro
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